Craques Mosqueteiros

23/03/2013

Sócrates, o rebelde democrata

Em 1982, após dezoito anos de ditadura e décadas de mandonismo nos esportes, o Parque São Jorge, sede do Corinthians, respirou ares de liberdade. Uma experiência liderada por Sócrates, diversos outros jogadores e a diretoria do clube tornou-se a grande novidade futebolística do ano: a Democracia Corintiana.

Baseado nessa inspiração Democrata Rebelde do Doutor,  em 2012, o cineasta francês Gilles Rof produziu um documentário inspirado no Doutor Sócrates e em mais 4 rebeldes do Futebol: Didier Drogba, Rachid Mekhloufi, Predrag Pasic e  Carlos Caszely.

Cada jogador enfrentou as discordâncias políticas de sua época e trouxeram para o gramado suas posições políticas. Didier Drogba e a guerra civil na Costa do Marfim; Rachid Mekhloufi e independência da Argélia; Predrag Pasic e os conflitos na Iugoslávia; Carlos Caszely e o golpe de estado no Chile; Sócrates, a Democracia Corintiana e as Diretas Já.

Vale muito a pena conferir  esse documentário, pela liderança política social que o Doutor Sócrates exerceu e  mostrou ser possível  um mundo futebolístico Democrata e que pode mudar a vida de milhões de pessoas apenas exercendo seu direito de cidadão.

* Este texto é uma colaboração do nosso amigo Edvaldo Cruz, obrigado! Outras colaborações serão sempre bem-vindas!



Sobre o Autor

Pablo
Coordenador de Suporte, Governador da República Popular do Corinthians e Louco pelo Timão!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.